/
Livro: Steve Jobs por Walter Isaacson
O segredo de sucesso da Apple
Uma dessas empresas é a Apple que se mantém há tantos anos quebrando recordes de vendas e despertando o desejo de tantos pessoas pelo mundo.
Eu fui buscar respostas na a leitura da biografia de Steve Jobs de Walter Isaacson.
Quer saber o que descobri? Vamos ver juntos o segredo de sucesso da Apple, a empresa que desperta a paixão de milhões ao redor do mundo.
Começo da Apple
A Apple, uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo.
Foi fundada por Steve Jobs na garagem da casa dos seus pais, com o objetivo de criar um computador pessoal em uma época que os computadores ocupavam andares e não eram nada parecidos com os notebooks de hoje em dia.
A verticalizarão dos produtos
A Apple tem a tradição na utilização do conceito de verticalização dos seus produtos, foi a detentora do hardware e software em quase toda a sua história. Isso significa que a empresa desenvolve tanto os seus equipamentos, como os computadores e smartphones, quanto os seus softwares, como os sistemas operacionais: macOS e o iOS.
A verticalização dos produtos é uma das características que contribuiu para o sucesso da Apple. Isso permite que a empresa tenha um controle maior sobre a sua produção e possa oferecer uma experiência mais integrada aos seus usuários, mas será que é só isso?
Vamos ver 7 fatos interessantes que pode nos ajudar a descobrir seu segredo:
Apple II
Jerry Manock pode ser considerado um dos primeiros designers da Apple.
Ele foi responsável pelo design do Apple II, a pedido de Jobs, Manock deveria produzir uma estrutura de plástico leve, que fosse sóbrio e simpático aos olhos.
O detalhe que a inspiração de Jobs veio após um passeio na loja Macy’s, ao caminhar na cessão de processadores de alimento da Cusinart.
O Apple II foi lançado em 1977 durante a 1ª feira de computadores da Costa Oeste em São Francisco.
Movimento Bauhaus
Jobs sofreu forte influência da escola Bauhaus, fundada por Walter Gropius. Que consiste em uma filosofia que preza por um design funcional e despojado.
O estilo internacional modernista sustentava que o design devia ser simples, mas com espírito expressivo.
“O que vamos fazer são produtos de alta tecnologia, e vamos acondicioná-los num objeto despojado, para vocês saberem que é alta tecnologia. ”
Steve Jobs
A interface gráfica
O que é Interface gráfica? É como uma ponte que liga o usuário ai computador.
Ela torna o uso do computador mais natural e intuitivo.
Steve Jobs, que visitou o Xerox PARC em 1979, ficou impressionado com a interface gráfica e decidiu aperfeiçoá-la para o lançamento do Macintosh, em 1984. E seguiu aperfeiçoando-a ao longo dos anos pela Apple.
Acredito que a 1ª vez que ouvi essa história foi quando trabalhei na Xerox por volta dos anos 2000, inclusive existem muito mais histórias de invenções feitas pela Xerox.
“Tem que ser como um Porsche”
A paixão pelo design alemão é expressa nesta frase “A grande arte puxa o gosto, não acompanha os gostos”, essa frase foi dita por Jobs enquanto admirava um Porsche no pátio da empresa. Ela refere-se à abordagem de criar algo atemporal, algo que não siga tendências passageiras, mas sim que defina o gosto e o padrão.
Isso foi exatamento o que Jerry Manock (Chefe da equipe de designer) e Terry Oyama (mais novo talentoso designer), conseguiram fazer ao criar um dos gabinetes de computador mais icônicos daquele tempo, o Macintosh, lançado em 1984.
“Para ser sincero, não sabíamos o que significava um computador ‘amigável’ antes de Steve nos dizer”, destacando que a idéia de um computador amigável foi trazida por Steve Jobs.
Uma curiosidade interessante é que todas as 45 pessoas da equipe que desenvolveram o Macintosh tiveram suas assinaturas gravadas dentro de cada máquina produzida.
“Os verdadeiros artistas assinam sua obra”.
Steve Jobs
“Weniger aber Besser”- Menos, mas melhor
Jony Ive, considerado o designer mais famoso da Apple, era fã do designer industrial alemão Dieter Rams responsável pelos produtos eletrônicos da Braum. Principios como:
O produto deve: ser inovador, ser útil, ser estético, ser compreendido, podem ser vistos nos produtos da Apple durante a batuta de Jony.
Com a mentalidade de que simplicidade é a máxima sofisticação, em 1998 foi lançado o iMac. Marcava assim o retorno de Jobs à Apple, após seu afastamento.
Essa máquina levou a Apple mais uma vez a outro patamar.
Esqueça o velho botão de liga-desliga
Imagine tudo completamente branco, desde os cabos, fones de ouvido e carregador.
Uma abordagem totalmente nova para os dispositivos da época.
Com a chegada do iPod, a Apple introduziu uma inovação notável, seus dispositivos podiam entrar em modo de repouso quando não estavam em uso, bastava um simples toque para acordá-los.
Era o ano de 2001, e mais uma vez a Apple demonstrava como o hardware e o software poderiam trabalhar em perfeita harmonia.
Multitoque
A Apple agora precisava inovar em outra área. A área escolhida foi a de telefonia móvel, justamente pois ela vinha crescendo e absorvendo outras tecnologias como fez com as câmeras digitais incorporadas logo nos primeiros celulares.
Para isso a idéia foi criar um celular que não tivesse teclado e nem caneta, coisas que tanto a Blackberry e Palm já faziam na época.
Foi então que nasceu o iPhone com uma tela inteira sensível ao toque e com os movimentos novos de deslizar e pinça até então algo inédito até aquele momento. Na verdade essa tecnologia foi idealizada para o iPad primeiro, mas houve a decisão de lançá-la no iPhone antes.
Outro ponto interessante, para manter o conceito de não ter botão liga-desliga, veio a solução do deslizar para abrir.
As decisões de design como o uso do vidro resistente da tela conectado a uma beirada fina de aço inoxidável dava o visual sóbrio e amigável. Mas esse design não ficou assim de primeira. Na verdade o 1º design do iPhone levou 9 meses para ser desenvolvido mas Ive e Jobs não gostaram e decidiram revisa-lo todo novamente, pois este aparelho seria tão importante para a história da Apple quanto foi o Macintosh de 84.
Desde que o iPhone foi lançado já foram vendidos cerca de 1.65 bilhões de iPhones. Se pegarmos a quantidade a população mundial que esta próxima a 8 bilhões.
Esse número representa 20%, podemos imaginar que a cada 5 pessoas 1 teriam um iphone pelo mundo.
E afinal qual é o segredo da Apple?
Acho que você chegou até aqui e já sabe qual foi o segredo. Sim, é isso mesmo.
“O Design”
Podemos considerar que a paixão incansável pelo design permitiu com que a Apple unisse duas coisas impensáveis até então: a arte e a tecnologia.
Para quem quer adquirir o livro a versão em português esta disponível na Amazon.com.br clique no link abaixo