“O sprint dá a nossas startups um super-poder: elas podem se transportar para o futuro e ver o produto final e as reações dos clientes antes de fechar compromissos dispendiosos”
trecho – Sprint: Método usado no Google para testar e aplicar novas idéias em apenas cinco dias
Em busca de tirar sua idéia do papel?
Recentemente reli o livro Sprint – Método usado no Google para testar e aplicar novas idéias em 5 dias. Vou descrever um pouco do aprendi sobre o Design Sprint do Google com livro, espero poder ajuda-lo se você estiver em dúvida de le-lo ou não.
O que é a metodologia Sprint
O método Sprint foi desenvolvido por Jake Knapp durante sua trajetória na Google Venture. O método consiste em testar uma solução em apenas 5 dias, por mais complexa que seja a área envolvida é possível criar um protótipo e testá-lo utilizando a metodologia
1o Passo – Montando a Equipe
Como em toda metodologia ter uma boa definição da equipe é fundamental. No caso da metodologia Sprint, é recomendada a formação de uma equipe composta no máximo 7 pessoas. No entanto, se for necessário envolver mais pessoas, é possível convidá-las para participar como especialistas em uma data específica, dedicando o tempo de 30 minutos para cada profissional. Essa abordagem permite obter mais conhecimentos sem comprometer o fluxo de trabalho da equipe Sprint.
O papel considerado fundamental para o sucesso de uma iniciativa Sprint é do Definidor (limite de 2 definidores por equipe Sprint) quem toma as decisões do projeto, o livro fornecerá vários exemplos de escolha de Definidores de sucesso e de fracasso.
Outro papel importante para que as coisas andem é do Facilitador, que administra o tempo, é o mediador dos debates e gere o processo. Para os fans de Senhor dos Anéis toda equipe precisa de um Gandolf para mediar os conflitos e manter a estabilidade para que o grupo siga a jornada pela Terra Média.
De 0% á 100% em 5 dias
O plano é dividir as atividades da equipe em 5 dias de uma maneira que a idéia se materialize durante este curto espaço de tempo.
- Segunda-feira – Mapeamento do problema e escolha do ponto importante para se concentrar
- Terça-feira – Esboço das soluções
- Quarta-feira – Escolha da solução, tomada das decisões difíceis e transformação das idéias em hipóteses para teste
- Quinta-feira – Construção do protótipo
- Sexta-feira – Teste com o público alvo
Tempo: O bem mais precioso no Sprint
Como o tempo das atividades é um fator fundamental de sucesso, os pontos abaixo são cruciais para que tudo corra dentro do prazo:
- Foco total no equipe Sprint – Para evitar distrações equipamentos eletrônicos não são permitidos durante as sessões, exceto no dia do protótipo
- Planejamento de horários – Desde o melhor horário para as refeições até utilização de marcador de tempo para que cada atividade tenha seu prazo respeitado. Afinal o tempo é bem muito precioso durante as sessões Sprint.
- Recursos físicos – Eles são necessários desde a escolha da sala para a equipe Sprint e até o dia do testes. Além disso, é essencial contar com materiais como quadros brancos, pincéis para quadro branco, canetas ponta média e post-its para facilitar o processo de ideação.
O que podemos aprender com o livro
Eu poderia listar vários pontos de aprendizados do livro, mas optei focar em 2 tópicos que considero os principais do meu aprendizado com esta leitura:
Agilidade na Inovação
Qualquer empresa grande ou startup pode ganhar muito com esse processo de teste rápido, evitando desperdício de tempo e dinheiro com mudanças de rumo no futuro. Quanto mais tempo você fica em uma idéia mais apegada a ela você ficará.
Isto me fez lembrar de uma atividade em equipe que realizamos em um parque no interior da cidade de São Paulo no Brasil. O desafio consistia em guiar um grupo de 10 pessoas utilizando um mapa, uma bússola e uma lanterna. À medida que que a noite caía, ficava mais evidente que estávamos perdidos. Apesar disso, o líder da equipe inisitia em seguir as coordenadas que ele havia traçado anteriormente.
A situação começava a preocupar tanto o grupo quanto os monitores que acompanhavam os grupos observados as decisões dos lideres. O monitor que nos acompanhava percebendo que estávamos andando em círculos, decidiu intervir solicitando ao líder atual que tomasse uma decisão sobre o que fazer em seguida. Aqui entra o ponto de apego: devido ao tempo que o líder passou concentrado em seu plano, ele relutou em mudar de estratégia.
Foi então que o monitor se voltou para o 2o na hierarquia de liderança, questionando este o que ele faria, a resposta foi direta voltaria para o último checkpoint (posto de controle) e redirecionaria o caminho da equipe a partir dali. Afinal, aquele era o último ponto seguro que conhecíamos. O monitor não teve dúvidas no mesmo instante transferiu a liderança para o jovem. Essa história nos ajuda a pensar principalmente que no mundo dos negócios, quanto mais o tempo passa mais ficamos apegados as nossas idéias e menos suscetíveis a descartá-las.
Mentalidade de Protótipo
A mentalidade de protótipo incentiva uma abordagem prática e orientada ao aprendizado rápido. Além de permitir às empresas reduzirem os riscos associados a novos projetos. Os feedbacks coletados durante os testes podem revelar problemas e oportunidades que, se descobertos mais tarde, poderiam levar a desperdício de recursos.
No entanto, sem ter em mente uma metodologia como a Sprint podemos ficar seduzidos na armadilha da construção de protótipos intermináveis. Já vi empresas que confundem o propósito do protótipos com perfeccionismo, estendendo o processo do limite do MVP (produto mínimo viável) até o produto final. Um cenário bem comum com fundadores iniciantes, que muitas vezes estão extremamente preocupados com a experiencia do usuário, mas acabam deixando de lado qual o problema que aquela solução resolve. Tome cuidado!
Conclusão
Este livro deve estar no cinto de utilidades de todo inovador e/ou empreendedor. A metodologia dos 5 dias, que abrange da definição da idéia, elaboração de soluções, seleção, prototipagem e testes é uma ferramenta extremamente útil para para uma ampla gama de negócios e situações que as empresas enfrentam em busca de inovações rápida para se manterem competitivas.
Não poderia deixar de mencionar que para melhor contextuar a jornada dos 5 dias o livro apresenta diversos exemplos aplicados desde empresas de robóticas até rede de cafeterias. Vale muito a pena ler o livro para o total compreensão da metodologia
Deixe seus comentários se você curti esse assunto. Ah! se quiser contribuir com seu entendimento do livro fique a vontade! 😀
Vou deixar o link do livro na Amazon das versões em Português e Inglês:
Pingback: 3 dicas de execução em startups do Livro Execução
Pingback: O que é Tração e como ela pode ajudar a atrair clientes para seu negócio! - costacurta