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Livro: A estratégia da Inovação Radical

A fórmula do sucesso em Ford vs Ferrari

Sabe quando você assisti um filme e pensa que ele valeria como uma aula prática ou assistir  uma palestra? É isso que acontece quando se assisti o filme Ford vs Ferrari. Existem vários insights sobre empreendedorismo inovador no filme. Fique aqui eu vou mostrar quais são eles.

Filme Ford vs Ferrari

O filme que pode te dar uma aula de empreendorismo, “Ford vs Ferrari”, história baseada em fatos reais da batalha entre as gigantes automobilísticas Ford e Ferrari pela prova das 24 Horas de Le Mans em 1966. A trama se desenrola com o designer de carros Carroll Shelby, interpretado por Matt Damon, e o piloto britânico Ken Miles, interpretado por Christian Bale, sendo recrutados pela Ford para criar um carro capaz de desafiar a dominância da Ferrari em Le Mans.

Lendas do setor automobilístico estão no filme: Henry Ford II (Neto do fundador Ford), Lee Iacocca um dos responsáveis pelo Mustang e por reerguer a Chrysler,  Carrol Shelby fundador da Shelby American e ex-piloto vitorioso da Le Mans, Ken Miles piloto audacioso e excelente mecânico, Enzo Ferrari fundador da Ferrari.

A estratégia da Inovação Radical

Pra ajudar você a entendermos alguns dos conceitos +inovadores eu peguei insights de do livro “A estratégia da inovação radical” do autor Pedro Waengertner, co-fundador da ACE Ventures, uma investidora focada em impulsionar as startups no Brasil. O livro mostra 6 princípios da inovação radical, baseado na experiência de Waengertner de acelerar startups e criar postos de inovação dentro de grandes empresas brasileiras.

Conectando Filme e o Livro

Para facilitar conectei para você cada exemplo do filme com uma parte do livro para facilitar o entendimento de como são aplicados os conceitos de inovação radical.

7 insights

1. Visão e Incerteza

No filme existe um desejo de por fim na soberania de vitórias da Ferrari nas provas de Le Mans por um carro construído pela Ford. A Ford até então não tinha expertise e não tinha certeza que teria sucesso nas provas de corrida.

“Empreendedores não começam com certeza, mas com uma visão” – O sucesso é composto por uma série de hipóteses, testes e muito aprendizado

2. Parcerias estratégicas

Lee Iacocca convidando Carrol Shelby e juntamente com Ken Miles para o desafio de inovar com uma equipe de corrida pela Ford.

Trabalhe com parceiros para ganhar velocidade – A sinergia com parceiros é a chave para conquistar velocidade e alcançar resultados mais rapidamente.

3. Importância do Time 

No momento em que Ken Miles não pilota o carro e a equipe é eliminada da corrida devido a problemas na caixa de marcha provocado pela maneira de dirigir dos pilotos e pela falta de noção dos limites da máquina.

“Um bom time faz um projeto medíocre ter resultados acima da média, enquanto um mau time não consegue fazer um projeto bom andar” – A inovação não depende de projeto maravilhosos e sim das pessoas que foram envolvidas nele. 

4. Experiência do cliente

Momento em que Shelby pilota o carro tendo ao seu lado Henry Ford e sentem a velocidade do carro da Ford, uma real experiencia da sensação de ser cliente. Quantos executivos colocam se como cliente da sua própria companhia?

“Quando a empresa era pequena, seus fundadores estavam diretamente em contato com seus clientes” – Não perceba seu cliente apenas de dentro do seu escritório, faça contatos simples e diretos.

5. Experimentação e Ajustes

No filme ocorre diversas decisões de Ken Miles, em seus testes e ajustes do carro dentro e fora das competições.

Projetos orientados à inovação para que entreguem resultados,  implicam em desenhos de várias hipóteses, grande número de testes e consequentemente mudanças durante o seu percurso

6. Persuasão e Riscos

Esse ponto é relatado várias vezes no filme como no momento em que Lee Iacocca tenta convencer o conselho da empresa a revitalizar a imagem da Ford com a aquisição da Ferrrari, que por não ser concluída com sucesso, a partir dai se inicia a batalha entre as empresas.

Capacidade de persuadir os líderes da organização a apoiar suas ideias é crítico para qualquer iniciativa relevante. Exige resiliência e sempre envolve algum risco.

7. Aprenda com o fracasso

Ao apresentar os resultados a Henry Ford e a plateia de executivos, Shelby não encara o desempenho do carro como um fracasso, mas destaca que a performance surpreendeu Enzo Ferrari ao atingir 218 milhas por hora em uma reta antes da falha ocorrer. Salvando a equipe para que com isso essa experiência não seja vista como um revés, mas como uma oportunidade valiosa de aprendizado para uma nova tentativa.

“Lembre-se de que a empresa ainda não está acostumada com o erro e ainda percebe a falha como sinônimo de fracasso” Na vida real cabe uma escolha minuciosa para seus primeiros projetos de inovação dentro da empresa, escolhendo projetos que tenham margem para aprender com erros durante seu  progresso.

“Inovação é feita por pessoas com fome de aprender e quem aprende +rápido lidera seus mercados”

Esses insights do filme contextualizado com o livro oferecem um guia valioso para que empreendedores tenham sucesso em suas jornadas inovadoras dentro de startups ou das grandes empresas. Espero que você tenha curtido e até o próximo!

Se você não viu o filme recomendo que você assista , vou deixar os link para que você possa também adquirir o livro pela Amazon.com.br:

Livro: A Estratégia da Inovação Radical

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